Prepare sua casa para o calor com 6 dicas simples da Rede Albatroz

De uns anos para cá, o calor está chegando com tudo, não é mesmo?

No entanto, existem alternativas simples que ajudam a deixar a casa mais fresquinha, reduzir a sensação de abafamento e o melhor, com um custo muito baixo.

Foi pensando nisso que decidimos separar algumas dicas para tornar esses dias quentes mais agradáveis na sua casa.

 

Climatização com ventilador

 

#1. Tapete no calor? Melhor não!

Tapete em casa

Tapete em casa no calor climatização

No inverno, com aquele friozinho, é muito bom colocar os pés num tapete quentinho e macio na beirada da cama, não é mesmo? Mas, quando chega o verão, é melhor guardar os tapetes.

Isso porque os tecidos pesados acumulam calor no ambiente e a gente quer se livrar desse calorão todo.

Mas, se você não abre mão do tapete na sala ou na área externa, na Rede Albatroz você encontra tapetes com efeito térmico, que deixam o seu pé quentinho quando sair do box nos dias frios e controla o calor do piso no verão.

 

 #2. Use as cores a seu favor nesse calor

Objeto colorido na cozinha no calor

Objeto colorido na cozinha no calor ajuda climatização

As cores são ótimas aliadas pra ajudar na decoração e reduzir o calor em casa.

Durante o verão, você pode decorar sua sala e a cozinha com objetos com as cores do verão e cores mais vivas pra dar aquele clima tropical e entrar de vez na vibe da estação.

Na sala, por exemplo, você pode investir em almofadas que lembram o mar. Isso faz com que o pessoal se sinta melhor dentro de casa.

Já nas paredes, aposte nos tons brancos para as cortinas e tecidos. Eles irão refletir a luz e ajudar a manter o ambiente mais fresco.

 

#3. Tecidos leves

Lençol fino para climatização

Saindo do frio, é hora de trocar o revestimento de veludo e tecidos pesados do sofá, das poltronas e do jogo de cama e substituir por tecidos feitos com materiais mais leves como o algodão ou seda.

Para deixar a cama mais confortável, por exemplo, prefira lençóis e fronhas com 100% algodão e estampas leves e lisas com cores claras.

Uma dica pra ajudar a dormir melhor nos dias de calor é umedecer seus lençóis levemente antes de se deitar.

 

#4. Troque as lâmpadas

Lâmpada de LED no calor

Se a sensação térmica já é a de um forno, por que deixar o ambiente ainda mais quente?

As luzes incandescentes produzem mais calor naturalmente, por isso, a dica é substituir toda a iluminação por lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Elas são mais carinhas, mas no fim vale muito a pena, porque duram por muuuito mais tempo do que as lâmpadas incandescentes e sua casa vai ficar muito mais fresca e bem iluminada.

 

#5. Mantenha as cortinas fechadas durante o dia para evitar o calor

Cortina no calor

Apesar de parecer uma boa ideia manter tudo aberto durante o dia, isso não é recomendado porque o calor que vem de fora vai causar um mini efeito estufa na sua casa.

Por isso, é melhor manter as cortinas fechadas durante o dia e bloquear a entrada da luz do sol.

Além disso, é bom frisar que cores escuras retêm o calor e as claras o repelem. Por isso, opte por cortinas brancas, mesmo que as pretas causem a falsa impressão que deixam o calor longe.

Uma dica estratégica para refrescar o ambiente é deixar o vento que vem do exterior mais fresco. Para isso, basta prender um lençol claro e úmido na janela e mantê-la aberta. Ao passar pelo lençol, o ar quente é resfriado.

 

#6. Deixe o ar entrar a noite

Casa a noite aberta no calor

À noite, normalmente, o ar costuma não estar tão abafado quanto durante o dia, por isso, nesse período pode abrir tudo e deixar o ar entrar.

No finalzinho da tarde, quando o sol baixar e a brisa estiver mais fresca, abra todas as janelas e deixe o ar correr pela casa.

 

#7 BÔNUS: Aposte no verde nesse calor

Casa com plantas no calor

As plantas são excelentes opções para decorar dentro e fora de casa, refrescar o ambiente e deixar sua casa com a cara do verão.

Isso porque as plantas “transpiram” o excesso d’água, o que sobra depois da fotossíntese e isso deixo o ar mais úmido e fresquinho.

Você pode espalhar vários vasinhos pela casa ou fazer uma “área verde” perto de uma janela na sala com plantas que gostam de muita luz, como orquídea, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio da paz, etc.

 

 

Agora é só seguir nossas dicas que com certeza vão aliviar aquele calorão e deixar sua casa muito mais fresquinha nesse verão.

E se você gostou da ideia de como deixar a casa mais fresca, aproveite pra seguir a Rede Albatroz nas redes sociais e compartilhar com um(a) amigo(a) que vai amar essas dicas. Veja mais dicas em nosso blog. 

Veja nosso Facebook. Nos siga no Instagram. Acompanhe nosso YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
oscript>