7 Dicas incríveis para deixar seu tapete limpo

 

Diga adeus aos produtos químicos pesados e a desembolsar dinheiro com serviços de limpeza!

Com essas super dicas, você mesmo pode realizar, de forma simples, rápida e barata, a limpeza dos seus tapetes no conforto da sua casa!

Confira abaixo:

1- Utilize produtos caseiros para a limpeza

Os produtos específicos podem ser caros e, muitas vezes, também podem ser desperdício de dinheiro e tempo! Eles funcionam, sim, mas nem sempre será preciso gastar em grandes quantidades para resolver pequenos problemas.

O vinagre, bicarbonato de sódio e o sabão líquido são bons aliados para ajudar nas tarefas e podem limpar tão bem quanto produtos comercializados.

Além disso, os produtos químicos normalmente desgastam o material do tapete e acabam deixando odores fortes.

No caso das manchinhas que apareceram recentemente no tapete, a água oxigenada é uma boa opção! Basta somente aplicá-la sobre a mancha e deixar agir por alguns minutos. Para retirar eficientemente, use um papel seco para absorver sem esfregar!


2- Higienizar com vinagre? Sim!

O vinagre é um excelente higienizador e removedor de manchas. Vale sim falar mais sobre ele.

Uma mistura de água morna e detergente neutro ao vinagre, garante um resultado ainda melhor em tecidos encardidos. Após aplicar a mistura, não se esqueça de limpar com um pano limpo e deixar secar naturalmente.

Além disso, o vinagre é capaz de matar germes e acabar com certos odores desagradáveis. Em casas que tem animais de estimação, principalmente. O vinagre consegue neutralizar a acidez da urina dos pets e manter os tapetes.


3- Detergente líquido + água = removedor

Os tapetes acabam ficando sujos com muita frequência pelo fato de serem itens de decoração.

Sabia que você pode remover estas sujeiras com um litro de água e 1/4 de uma xícara de detergente líquido?

O ideal é misturar até obter espuma. E, com ajuda de uma escova macia, esfregue bastante e de forma suave a espuma no tapete. Assim, as manchas vão saindo de acordo com o movimento feito.


4- Faça lavagens a seco em casa

Certos materiais dos tapetes não combinam muito bem com água, por isso, várias pessoas optam por levar seus tapetas para a lavagem a seco. E, dependendo do tamanho do tapete, a lavagem pode sair um pouco “salgada” para o bolso.

Para fazer a lavagem caseira, você precisa apenas de amido de milho e bicarbonato de sódio. Misture-os em uma quantidade igual e aplique sobre o tapete. Dessa forma, eles irão absorver a sujeira das fibras do tapete.

Coloque também folhas secas de lavanda, cravo ou canela por 30 minutos sobre o tapete. Assim, você deixa um aroma melhor e marcante!


5- Vai lavar o tapete na máquina? Utilize uma proteção nele

Não deixe de conferir antes quais materiais de tapete você poderá lavar dessa maneira, evite estragos.

Procure colocá-los em um saco ou fronha lavável antes de inserir o tapete na máquina. Desta forma, você irá proteger o tapete de atritos e evita danos maiores à máquina.


6- Para aspirar tapetes, utilize uma fronha de algodão ou nylon

A dica da fronha também vale para quando você for aspirar tapetes delicados, pode ser de algodão ou nylon. Com essa dica você mantém a qualidade e a beleza do tapete, sem danificá-lo.

Ao passar o aspirador, a poeira será filtrada e isso evita que a sucção estrague o tecido do tapete.


7- Tapetes de pêlo alto

Essa é mais uma dica infalível para limpar tapetes, usar amaciante de roupas. Ao se tratar de tapetes de pêlo alto, é essencial para manter relevo e textura do material.

Primeiro, passe o aspirador de forma suave. Depois, junte água e detergente líquido e, após isso, adicione o amaciante de roupas. Com uma escova macia, limpe a área umedecida com a mistura. Escove no sentido do pêlo para remover a sujeira sem danificar as fibras. E então, limpe com um pano úmido limpo.

Todas as dicas funcionam bem, mas para que não seja difícil remover as sujeiras, tente realizar a limpeza semanalmente e também remover a mancha assim que ela ocorrer.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa de uma mãozinha com os tapetes de casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
oscript>