Como deixar sua casa mais fresca no verão gastando muito pouco

De uns anos para cá, o calor está chegando com tudo, não é mesmo?

E pior, nem é verão ainda!

No entanto, existem alternativas simples que funcionam de verdade e ajudam a deixar a casa mais fresquinha, reduzindo aquela sensação de abafamento e o melhor: com um custo muito baixo.

E foi pensando nisso que decidimos separar algumas dicas simples e baratas para tornar esses dias quentes mais agradáveis em casa.

 

#1. Tapete no calor? Melhor não!

casa

No inverno com aquele friozinho é muito bom colocar os pés num tapete quentinho e macio na beirada da cama, não é mesmo? Mas, quando chega o verão é melhor guardar os tapetes.

Isso porque os tecidos pesados acumulam calor no ambiente e o que queremos é nos livrarmos desse calorão todo.

Mas se você não abre mão do tapete na sala ou na área externa, na Rede Albatroz você encontra tapetes com efeito térmico que controlam o calor do piso no verão.

 

#2. Use as cores a seu favor

Cores de casa

As cores são ótimas aliadas para ajudar na decoração e é possível reduzir o calor em casa usando as cores certas.

Durante o verão, você pode decorar sua sala e a cozinha com objetos que tenham as cores do verão e cores mais vivas para dar aquele clima tropical e entrar de vez na vibe da estação.

Já nas paredes, cortinas e tecidos, aposte nos tons brancos que vão refletir a luz e ajudar a manter o ambiente mais fresco.

 

#3. Tecidos leves

Tecidos leve

Saindo do frio, é hora de trocar o revestimento de veludo e tecidos pesados do sofá e do jogo de cama e substituir por tecidos feitos com materiais mais leves como o algodão ou a seda.

Para deixar a cama mais confortável, por exemplo, prefira lençóis e fronhas 100% algodão e fibras naturais, além de estampas leves ou lisas com cores claras.

Uma dica para ajudar a dormir melhor nos dias de calor é umedecer levemente seus lençóis antes de se deitar e usar óleos essenciais de limão, eucalipto ou menta, que criam a sensação de recrescência no ambiente e ajudam no sono.

 

#4. Troque as lâmpadas

Lâmpadas modernas

Se a sensação térmica já é a de um forno, por que deixar o ambiente ainda mais quente?

As luzes incandescentes produzem mais calor naturalmente, por isso a dica é substituir toda a iluminação por lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Elas são mais carinhas, mas no fim vale muito a pena porque duram por muuuito mais tempo do que as lâmpadas incandescentes e sua casa ficará muito mais fresca e bem iluminada.

 

#5. Mantenha as cortinas fechadas durante o dia

Cortinas modernas

Apesar de parecer uma boa ideia manter tudo aberto durante o dia, isso não é recomendado porque o calor que vem de fora causará um mini efeito estufa na sua casa.

Por isso, é melhor manter as cortinas fechadas durante o dia e bloquear a entrada da luz do sol.

Além disso, é bom frisar que cores escuras retêm o calor e as claras o repelem. Por isso, lembre-se da dica sobre cores e opte por cortinas brancas.

Uma dica estratégica para refrescar o ambiente é deixar o vento que vem do exterior mais fresco. Para isso, basta prender um lençol claro e úmido na janela e mantê-la aberta. Ao passar pelo lençol, o ar quente é resfriado.

 

#6. Deixe o ar entrar à noite

À noite, normalmente, o ar costuma não estar tão abafado quanto durante o dia, por isso vale abrir tudo e deixar o ar entrar.

No finalzinho da tarde, quando o sol baixar e a brisa estiver mais fresca, abra todas as janelas e deixe o ar correr pela casa.

 

#7 BÔNUS: Aposte no verde

ambiente orgânico

As plantas são excelentes opções para decorar dentro e fora de casa, refrescar o ambiente e deixar sua casa com a cara do verão.

Isso porque elas “transpiram” o excesso d’água que sobra depois da fotossíntese e isso deixa o ar mais úmido e fresquinho.

Você pode espalhar vários vasinhos pela casa ou fazer uma “área verde” perto de uma janela na sala com plantas que gostam de muita luz como orquídea, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio da paz, etc.

Outra dica interessante é criar espelhos d’água pela casa e aproveitar as plantinhas para criar uma decoração com essas fontes de água. O clima vai ficar mais fresco e o ar mais úmido.

 

Agora, é só seguir nossas dicas que com certeza vão aliviar aquele calorão e deixar sua casa muito mais fresquinha nesse verão.

E se você gostou da ideia de como deixar a casa mais fresca, aproveite para seguir a Rede Albatroz nas redes sociais e compartilhar com um(a) amigo(a) que vai amar essas dicas.

VEJA TAMBÉM:

Dicas de climatização no calor para uma casa mais fresca!

Curta o inverno com uma noite de caldos

Como escolher a cortina ideal para sua sala

 

Veja mais dicas em nossos blog.
Visite também nossa página do Facebook.
E não se esqueça do nosso Instagram

Menu
oscript>