Dicas de decoração para o Natal em casa

natal rede albatroz

Dezembro chegou e com ele o clima mágico do Natal que toma conta da cidade e das casas.

É tempo de participar de muitos amigos secretos, aproveitar comida boa, muita festa e, principalmente, de caprichar na decoração da sua casa.

Mas os preparativos para esta ocasião são um certo desafio, desde o momento de decidir os itens decorativos até como será montada a grande mesa do jantar. Para isso, você pode usar e abusar das possibilidades de décor para o seu Natal.

Neste artigo você verá várias dicas e diferentes inspirações para decorar da entrada da sua casa até a fachada e o hall.

As opções variam entre as mais clássicas e as mais criativas, tudo para lhe ajudar a escolher as que melhor transmitem a tradição da sua família para o Natal.

 

Por onde começar a decorar a casa para o Natal

Antes de começar a decorar a casa para o Natal é muito importante saber que eventos acontecerão nela, é claro.

Mas imprescindível mesmo é pensar na rotina e também na idade dos moradores para definir qual estilo de decoração seguir.

 

Abuse do tema

Não hesite em utilizar o que você já tem guardado de outro Natal, apenas tente adaptar para a nova decoração.

Dê um toque natalino com as bolas decorativas, utilize laços, fitas e figuras que remetem à data como o Papai Noel ou uma pequena árvore de natal que pode ser disposta em uma linda mesa de centro.

É muito importante que a decoração escolhida converse com o estilo da casa e com o tipo de família.

Crianças, por exemplo, adoram Papai Noel, elfos, renas, etc., enquanto adultos preferem uma decoração mais clássica e sofisticada.

A primeira coisa que devemos pensar é em encantar os moradores da casa e os convidados, por isso temos que pensar na disposição e criatividade da decoração sem nunca perder a identidade da família.

 

A árvore de Natal

A grande protagonista da festa natalina é a árvore de Natal.

É nela que se concentra grande parte das atenções antes, durante e depois da noite da ceia e, por isso mesmo, terá que brilhar!

Grande ou pequena, artificial ou natural, verde floresta ou branca, com decorações de uma só cor ou ornamentos feitos à mão, o que não pode é faltar a iluminação e a estrela no topo da árvore que representará o espírito natalino que se vive em casa.

Para a árvore, o que não pode faltar é criatividade! Para ficar incrível, basta cuidar da proporção e da harmonia de cores.

Decoração de Natal sem árvore

A decoração natalina também pode ser feita sem árvore.

Ela é uma peça marcante em referência ao Natal, portanto, a decoração sem ela normalmente fica mais sutil.

Mas isso pode ser compensado pela quantidade de enfeites se essa for a vontade ou então pode ser criado um clima de natal realmente mais leve. Depende apenas da intenção.

Os enfeites que podem ser usados no lugar da árvore e que remetem bastante ao Natal são meias de pendurar, guirlandas e bonecos de Papai Noel, por exemplo.

Mas também podem ser usadas velas e luzes, criando uma ambientação iluminada e colorida que remetem ao Natal de maneira indireta.

O presépio

O presépio é a peça mais importante na hora de decorar a casa para o Natal, pois ele retrata o nascimento do menino Jesus e essa é a essência do Natal.

Então, para famílias que priorizam o motivo religioso da data, vale escolher um cantinho mágico para esse item. Não importa se é moderno, realista ou rústico.

A guirlanda

O principal significado das guirlandas de natal é sorte, por isso elas se tornaram tão tradicionais como decoração de natal em todas as casas.

As guirlandas natalinas são enfeites que podem ser encontrados em diversos modelos, porém as mais tradicionais são as guirlandas redondas com detalhes vermelhos, verdes e dourados.

Para dar aquele toque refinado na decoração, a guirlanda é essencial. Com sementes, galhos, pinhas e frutas elas ganham ainda mais charme.

Decoração de Natal Clássica

Para entrar de vez no clima de Natal, adicionar vermelho à decoração é quase um mandamento, é impossível desvencilhar a cor da época.

Por isso, se você é do tipo que ama um motivo natalino em sua forma original, vale usar e abusar deste tom, que se vier acompanhado do verde e do dourado se torna ainda mais característico.

Mas para quem quer ousar e fazer algo diferente, pode inovar com uma combinação de cores como prata e roxo, azul e dourado, marrom e vermelho, etc.

Caso escolha uma decoração mais clean, procure ressaltar o branco combinado com algum desses tons citados acima.

Além da paleta de cores, estampas também podem fazer a diferença, como o xadrez, que traz aquela carinha de Natal americano que tanto vemos nos filmes.

Vale utilizá-lo na toalha de mesa, no embrulho dos presentes, louças e onde mais você quiser.

Mas fique atento para adicioná-lo à decoração junto com elementos lisos, assim a décor se mantém harmoniosa.

Decoração de Natal Rústico

Independente do estilo escolhido para a decoração de Natal, é preciso combinar as cores presentes com as que já são usadas na casa.

O estilo rústico, por exemplo, deve ser atrelado a lares com tons mais neutros, sem destaque de cores vibrantes.

Nesse estilo, o marrom deve ser o carro-chefe e guiar toda a decoração, principalmente vindo da madeira.

Você também pode apostar no branco, no verde das plantas, em velas espalhadas pela casa, itens feitos à mão e animas que remetem à data como renas e alces.

A árvore de Natal, neste caso, pode aparecer na versão repleta de enfeites em madeira, fitas de estopa, com galhos naturais e até em roupagem nevada, com galhos brancos imitando o frio natalino do hemisfério norte.

Pode vir também no estilo minimalista, muito adotado por quem costuma apostar no rústico.

Porta de entrada

Para dar as boas-vindas aos convidados e visitas, decore a porta com uma guirlanda, meia de Natal ou laços decorativos.

Para dar aquele toque especial, opte por colocar algum tapete que também possua uma mensagem receptiva, como “Bem-vindo”, “Feliz Natal”, etc.

Se você possui vasos decorativos na entrada de sua casa, pode aproveitar essa decoração e adaptar para o natal.

As opções são diversas, ramos de flores vermelhas, arbustos decorados e enfeites natalinos no geral. Basta um pouquinho de criatividade e mão na massa!

Sala de estar/jantar

Esses ambientes são os que mais acolhem os convidados. Por isso, é valido caprichar na decoração, mantendo um equilíbrio para não exagerar.

Na sala de estar, além da tradicional árvore de Natal, aposte em objetos de decoração que combinem com o tema.

Na sala de jantar, utilize jogos americanos em cores que casem com a época como o vermelho, verde ou dourado, e combine com pratos temáticos, guardanapos de papel decorativos e outros itens.

Detalhes

Acessórios como os castiçais, suporte de velas, arranjos, pinhas, fitas em guardanapos e estampas natalinas oferecem elegância à mesa.

Mas tome cuidado com a altura dos arranjos para evitar atrapalhar a conversa entre os convidados. Sobre o tipo de vela, evite as aromáticas para não atrapalhar na hora da refeição.

As flores podem estar presentes, mas não é necessário inserir onde já houver algum arranjo de Natal.

 

Como decorar o jardim para o Natal

Na maioria das vezes, as pessoas acabam esquecendo que o jardim também merece receber o clima natalino e combinar com o resto da composição decorativa de natal.

 

Pinheirinhos decorados com luzes e enfeites natalinos

Plantados diretamente no jardim, em vasos coloridos ou até mesmo artificiais, os pinheiros de natal são a cara dessa época festiva e não podem faltar na decoração!

Combinam muito bem com o jardim e podem ser parte de uma decoração com outros elementos que você vai conhecer melhor a seguir.

Para decorar os pinheirinhos, basta imaginá-los como a árvore que você costuma montar anualmente em casa.

Compre bolinhas decorativas, luzes coloridas, laços, bonecos e organize todos de forma harmônica entre elas.

Luzes decorativas

As luzes de natal, conhecidas também como pisca-pisca, são outro clássico quando pensamos em decoração externa.

Você pode contornar as janelas, criar desenhos ou comprar acessórios luminosos e espalhá-los pelo jardim.

Se você quer inventar, pode fazer suas próprias “luminárias” decorativas com potes de vidro ou plástico resistentes e transparentes.

Fica lindo, super moderno e sem sair da tradição do natal que sempre tem luzes para alegrar o ambiente.

Bonecos decorativos para reproduzir cenas natalinas

Papai Noel, rena, trenó, boneco de neve… as ideias são infinitas e os personagens são encontrados em diversos tamanhos para o seu jardim.

Além disso, há ideias que são feitas em casa mesmo, usando materiais que você deve ter por aí e que vão muito bem na decoração dos parapeitos das janelas, por exemplo.

Pinhas

As pinhas também são super legais para criar um ambiente mais natural e com clima natalino.

Crie vasos maiores com galhos artificiais, bolinhas ou laços e pinhas soltas para deixar tudo mais bonito. Uma decoração simples, fácil de reproduzir e, ainda assim, bem diferente!

 

 

Depois de ver tantas ideias legais e fáceis de fazer, está esperando o que para colocar a mão na massa?

São muitos os detalhes e nenhum deles pode faltar no dia. Dessa maneira, o Natal será cheio de surpresas e emoções para toda a família.

Seja em casa ou viajando, nunca perca o espírito natalino pois é nesta época do ano que resgatamos o amor ao próximo, muitas vezes esquecido na correria do dia a dia.

Veja mais dicas em nossos blog.
Visite também nossa página do Facebook.

 

No mais, a Rede Albatroz já deseja um feliz Natal para você e sua família, com muita paz, alegria e amor no coração.❤️

Menu
oscript>