Higienização da sua casa contra o coronavirus

Em meio à pandemia de coronavírus e os crescentes casos confirmados, o Ministério da Saúde orienta evitar contatos físicos, ficar longe de aglomerações de pessoas e, se possível, ficar em casa para diminuir o risco de contaminação ao circular pelas ruas.

O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias e foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China.

Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca, e algumas pessoas podem sentir dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia, mas alguns pacientes infectados podem não manifestar os sintomas.

A maioria dos infectados (cerca de 80%) se recupera da doença sem tratamento especial.

A transmissão do coronavírus ocorre entre pessoas, e, por isso, na última semana foi recomendada a quarentena e isolamento social como medidas para evitar o contágio.

Mas, dentro de casa, quais são os cuidados e orientações de limpeza para se prevenir do COVID-19?

Cuidados com o coronavírus ao retornar para casa.

Primeiramente, a regra geral é ficar em casa e evitar sair ao máximo, caso necessário, faça uma lista de necessidades e saia à rua uma vez por semana para resolver tudo.

Ao chegar em casa, troque a roupa no quintal, tire os sapatos e coloque tudo o que você trouxe da rua em um cantinho já separado para isso.

Lave as mãos antes de entrar em casa. Caso não seja possível, evite tocar em objetos e vá direto para o banho.

Água e sabão matam o vírus?

Sim e inclusive é mais recomendado higienizar as mãos com água e sabão do que com álcool em gel.

Isso porque o coronavírus é revestido por uma fina camada de gordura, que é destruída pelo sabão, deixando o vírus exposto e assim destruído mais facilmente.

Então, não se preocupe no caso de falta de álcool em gel, siga as recomendações de prevenção e lave as mãos constantemente.

Lembre-se de higienizar objetos pessoais que você trouxe da rua e serão usados em casa como óculos, celular, chaves, cartões, etc.

Mochilas e bolsas devem ficar na área externa da casa.

Em casa

Dentro de casa, as janelas e portas devem ficar abertas para manter o ambiente ventilado.

Faça a higienização de pisos e áreas da casa com água e sabão ou em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água).

Para lavagem de roupas, a maioria dos desinfetantes e produtos para a lavagem são eficazes e extremamente capazes de limpar e eliminar os resquícios de vírus das roupas.

Roupas usadas na rua devem ser lavadas separadamente.

Além dessas medidas em casa, é importante ficar atento ao básico: lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel.

Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo.

Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Evitar aglomerações e ficar em casa.

Caso apresente sintomas, busque ajuda médica imediatamente.

O Ministério da Saúde mantém uma página com as principais atualizações sobre os cuidados com o coronavírus, você pode buscar informações sempre que necessário.

Acessar

Veja mais dicas em nosso blog. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
oscript>