10 erros comuns nos cuidados com a toalha de banho

erros-comuns-nos-cuidados-com-a-toalha-de-banho

 

Toalhas de banho são peças essenciais ligadas a uso pessoal e higiene constantes. Por ser bastante usada, é comum o desgaste do tecido, o que proporciona uma vida útil menor a ela. Porém, há coisas que podem ser evitadas para ampliar um pouco mais a durabilidade do produto!

Um dos pontos principais é o local e o modo de armazenagem das toalhas, é essencial que sejam guardadas em ambientes secos. Evite deixar toalhas molhadas em cima da cama, isto causa proliferação de bactérias e fungo no tecido.

Podemos mencionar também os cuidados especiais que são fundamentais ao lavar e secar as toalhas. Amaciantes, alvejantes e, até mesmo o ferro a vapor, podem sim danificar o tecido!

O QUE EVITAR:

1- Amaciante

Ele faz as toalhas perderem a capacidade de absorção.

Uma dica que podemos dar é substituí-lo por vinagre. Ele não diminui esta capacidade, preserva as cores e deixa o tecido ainda mais macio. Quando realizar o último enxágue, acrescente a medida de um copo de vinagre no recipiente da máquina de lavar e veja o resultado!

2- Misturar com outras roupas

O recomendado é que as toalhas sejam lavadas separadamente de outras peças. Pois botões, zíperes e objetos pontudos normalmente puxam os fios do tecido durante a lavagem. Sem mencionar que separar as toalhas por cor pode evitar riscos de manchas.

3- Ganchos

O mais indicado é que toalhas sejam colocadas completamente abertas para secagem. Evite dispor de ganchos para pendurá-las, pois isso causa proliferação de fungos, além de dificultar a secagem.

4- Guardar toalhas antes de secar

Este hábito também facilita a proliferação de bactérias e fungos, portanto, cuidado!

Não guarde ou dobre toalhas ainda úmidas. A regra também vale para a hora de colocá-la no cesto de roupas sujas. Espere secar!

5- Ferro a vapor

Além de danificar o tecido da toalha, dá um aspecto áspero e tira totalmente a maciez. Por isso, tente evitar o ferro a vapor ou ajuste a temperatura certa para tecidos de algodão.

6- Secadora

Dê preferência ao varal convencional, de preferência à sombra!

O uso em excesso da secadora pode danificar as fibras da toalha.

7- Lavar com pouca frequência

O recomendado é lavar, pelo menos, duas vezes por semana. Assim você evita mal cheio na toalha, bem como o tecido ficar encardido.

8- Usar a mesma toalha, sempre!

Fazer um “rodízio” das toalhas aumenta sua durabilidade.

9- Contato com cosméticos

Muita atenção aos cosméticos!

Bronzeadores, cremes, maquiagens e, até mesmo acetona, podem manchar a toalha!

10- Guardar toalhas no banheiro

Mantenha suas toalhas em locais secos, dobradas ou enroladas. Por ser úmido, o banheiro não é indicado no armazenamento de toalhas limpas.


Gostou destas dicas? Seguindo-as, com certeza você conseguirá ampliar a durabilidade das suas toalhas e manter seu enxoval sempre lindo!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
oscript>