Saiba como aproveitar ao máximo o recesso em família no sofá ou na estrada!

Chegou o recesso escolar e todos nós sabemos que essa é uma oportunidade perfeita de fortalecer os vínculos familiares.

É hora de aproveitar o tempo, construir memórias e ter novas experiências, pois são coisas que você nunca vai se arrepender.

Pensando nisso, nós, da Rede Albatroz, preparamos uma série de dicas para quem vai viajar com a família e atividades divertidas que podem ser feitas em casa para proporcionar novas experiências e manter a criançada entretida.

O que fazer no recesso se você estiver em casa?

Como nem sempre é possível programar uma viagem durante o recesso, é melhor que você prepare um bom estoque de brincadeiras e atividades para curtir o tempo em família e manter as crianças entretidas.

Uma forma de aproveitar os dias de descanso ao lado das crianças, é preparar atividades que possam ser feitas em casa. Com um pouco de criatividade, é possível pensar em um roteiro que ocupe o dia todo e que seja divertido para toda a família.

Confira nossas dicas:

Faça uma sessão de cinema em casa

Um programa super gostoso para essa época é se jogar no sofá com a família, numa sessão de cinema regada a pipoca e guloseimas.

Preparar a pipoca e escolher o filme podem ser momentos superdivertidos e que podem te ajudar na missão de manter a criançada ocupada.

Você pode servir a pipoca em bowls coloridos ou então colocá-la em saquinhos de papel. Depois, não precisa nem lavar a louça, basta jogar no lixo os saquinhos vazios.

Outra dica é criar um ambiente especial. Cubra o chão com um tapete, colchonetes e espalhe almofadas. Se o dia estiver frio, coloque também algumas cobertas e edredons. Cineminha em casa sempre pede bastante conforto.

Você também pode montar uma projeção no quintal ou na garagem, as crianças vão adorar!

Campeonato de jogos

Uma noite de jogos em família também é uma ótima oportunidade de ensinar enquanto se diverte.

Prepare comidinhas gostosas, estenda uma toalha no chão da sala e a sua noite dos jogos está pronta! Vocês podem escolher as versões clássicas em tabuleiro como, Banco Imobiliário e Detetive, ou as mais simples e tradicionais como, dominó, dama e stop.

Visita aos parques da sua cidade

Que tal aproveitar o recesso e tirar um tempinho para passearem juntos?

Vocês podem organizar uma visita a um parque da sua cidade e desfrutar do clima tranquilo para dar boas risadas, brincar bastante e relaxar. Andar de bicicleta ou skate são ótimas opções para a ocasião, e ainda contribuem para a prática de exercícios físicos.

Aproveitem também para ensinar as crianças brincadeiras que eram comuns antigamente, como empinar pipa ou pular amarelinha.

Faça um piquenique

Pensar em atividades ao ar livre é uma boa pedida para tirar as crianças da frente do computador e da televisão. Que tal planejar um piquenique em família?

Uma dica é chamar os pequenos para ajudar na cozinha e aproveitar os lanchinhos preparados por eles para realizar o piquenique.

Eles certamente vão experimentar uma sensação de responsabilidade ao preparar a própria refeição, e sentir-se valorizados vendo que o que foi feito por eles está sendo aproveitado.

Competição Masterchef

A cozinha é um ambiente riquíssimo de aprendizagem e de interação entre os pais e as crianças, e quando o assunto é comida, a diversão é garantida entre adultos e crianças.

Que tal fazer uma competição sobre quem faz a melhor pizza– a família toda pode votar.

Fazer massa a partir do zero é divertido e muito barato, sem contar que tem mais um bônus adicional – você não precisa preocupar com o jantar!

Além de ser superdivertido, essa brincadeira é uma ótima opção para ficar mais próximo do seu pequeno e ainda estimular suas habilidades motoras e de administração de tempo.

Acampamento na sala

De todas as brincadeiras para fazer em família, essa talvez seja a que mais promove boas memórias de infância.

Malas prontas, lanternas na mão, sacos de dormir e vamos a caminho do acampamento na sala! Para as crianças, viajar para acampar ou montar a barraca no meio da casa, na varanda ou no quintal, pode ser divertido da mesma forma.

O que vale é a diversão de arrumar as coisas, ler uma história no escuro com lanternas e dormir juntos nos colchões ou sacos de dormir.

 

Vou viajar!

Se estiver considerando a opção de viajar durante o recesso, não tenha dúvidas, vá em frente.

As viagens com os filhos são, sem dúvida, o tempo de mais qualidade que eles têm. Não se trata apenas de “estar de férias”, “estar à toa”, mas a questão é sobre as várias maneiras positivas que uma viagem lhe afeta, tanto individualmente quanto em família.

Se dinheiro é o problema, saiba que é possível viajar gastando pouco e ainda desfrutar de locais aconchegantes e comidas deliciosas, basta tirar um tempinho para pesquisar.

Não faltam boas opções para desconectar um pouco dos problemas da cidade e desfrutar de toda a paz ou aventura que uma viagem tem a oferecer.

Confira uma lista de destinos com entradas gratuitas e precinhos camaradas. [LINKAR]

5 Destinos Mineiros para Viajar no feriado

Viagens colocam sua família em primeiro lugar

Toda família precisa ter um tempo de qualidade para passar juntos. Ficar longe do trabalho, da escola, do trabalho doméstico e de outras responsabilidades, significa que você poderá concentrar-se unicamente na sua família.

Pense em atividades para todos

Uma vez definido o destino, faça o roteiro, de forma que inclua pelo menos uma atividade que cada um realmente gostaria de fazer.

Alguém pode querer tentar praticar um esporte diferente, tem sempre alguém que quer visitar os pontos turísticos mais tradicionais e tirar fotos. Outros ainda gostam de passar o tempo livre deitados na rede.

As crianças costumam pedir para brincar em qualquer lugar e é bacana deixar que elas divirtam nos parquinhos e praças, por exemplo.

A viagem tem que ser legal para todos, por isso é importante que cada um tenha o “seu” momento durante o passeio.

Terão a oportunidade de se desconectar da tecnologia

Nada de passar o tempo com a cara no tablet ou smartphone. Se a viagem incluir várias atividades no roteiro, ninguém nem terá tempo para isso. Se a ideia é relaxar, também é possível fazerem isso juntos, como curtir uma piscina, visitar as atrações locais ou jogar algo divertido em grupo.

Vocês vão experimentar coisas novas e construir memórias fortes em família

Programar uma viagem “rápida” não é uma tarefa fácil, até mesmo para quem está acostumado com a correria do dia a dia. No entanto, cada experiência deve ser aproveitada ao máximo ao lado das pessoas que amamos.

O mundo é cheio de belezas Podemos olhar para fotografias, mas nada se compara a quem está observando tudo pessoalmente. Quando viajamos, vemos, ouvimos, sentimos cheiro, gosto, texturas, que normalmente não sentimos no dia a dia.

O estímulo de todos os nossos sentidos nos ajuda a formar memórias de experiências em família, tornando-as memórias compartilhadas.

Nossos filhos gostam de recordar locais que estivemos e, muitas vezes, eles vão associar certos aromas ou músicas às lembranças de lugares que estivemos juntos.

Viagens em família, especialmente se você tem filhos ainda pequenos, geram lembranças eternas, marcando a vida de todos que presenciaram esses momentos. Com certeza as histórias vividas vão render assuntos para muitas conversas e risadas!

E nem precisa ser um roteiro incrível, mesmo num acampamento de fim de semana nas proximidades é possível conseguir aproveitar o fato de estar em família.

 


Gostou das dicas?

Agora você já sabe que é possível passar dias incríveis em casa ou viajando com a família durante o recesso. O importante é aproveitar os momentos juntos e criar memórias que poderão ser lembradas por muitos anos.

Veja mais dicas em nosso blog.
Visite também nossa página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
oscript>